Criptomoedas: saiba tudo sobre elas

O mundo das criptomoedas vem ganhando mais visibilidade a cada ano que passa e se tornando muito famoso entre os investidores.

Mas, o que de fato é uma criptomoeda? Antes de mais nada, a gente entende que esse mundo realmente é muito novo, e essas dúvidas são normais. Mas fica tranquilo (a), que a Bity te explica:

O que são criptomoedas?

De forma bem objetiva, as criptomoedas são moedas digitais que não existem de forma física, ou seja essas moedas existem apenas dentro da internet. 

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda criada.  A saber, seu criador, Satoshi Nakamoto, teve como objetivo criar uma moeda onde não fosse necessária a intermediação por parte do governo e sua transação fosse somente de usuário para usuário.

Esses criptoativos são imutáveis e transparentes, e isso acontece graças ao sistema Blockchain. Em suma, esse sistema trata-se de um livro aberto, onde é possível verificar todas as movimentações que ocorrem com as criptomoedas. Ou seja, lá conseguimos verificar todas as transações desde da criação da primeira criptomoeda.

As criptomoedas solucionam um grande problema do mercado financeiro tradicional: a demora na transação do dinheiro, as altas taxas do mercado para movimentação do dinheiro.

A criação de uma criptomoeda: 

Os criptoativos são criados dentro da rede Blockchain. Uma tecnologia que gera blocos de informações, através da resolução de complexos problemas matemáticos, em operações chamadas de “mineração de criptomoedas”.

Os “mineradores” são os responsáveis por validar esses dados e a partir de sua resolução são criadas as criptomoedas. Porém, apesar de qualquer pessoa ser capaz de criar uma criptomoeda, não é tão simples minerar uma cripto,  sendo necessário um alto poder computacional e um gasto elevado com energia.

Quando os mineradores conseguem fazer a resolução das equações matemáticas dentro da rede blockchain, em alguns casos, eles recebem recompensa na criptomoeda que foi minerada, como é o caso do Bitcoin e do Ethereum.

Este texto dá ênfase às principais criptos do mercado, mas é importante destacar que e existem vários tipos de criptomoedas com diferentes objetivos, como o Tether (USDT), BNB e Polygon (Matic), por exemplo.


Mas peraí, o que é blockchain?

Blockchain ou corrente de blocos, é uma espécie de livro aberto de todas as criptomoedas. Isto é, nessa rede contamos com blocos de informações onde todas as informações são atreladas uma a outra. Dessa forma, ninguém consegue apagar ou modificar as informações. 

Isso garante a segurança das criptomoedas, visto que para que um hacker consiga invadir a rede, seria necessário ter acesso a todos os blocos existentes dentro do sistema. 

Na rede Blockchain é possível verificar todas as informações referente as transações e criações das criptomoedas. Dessa forma garantimos a segurança das nossas criptos, pois lá dentro toda informação é imutável e transparente para quem deseja visualizar.

As criptomoedas são seguras?

Toda a ideia por trás das criptomoedas envolve a segurança da moeda como ponto principal. Assim, graças ao Blockchain, a criptografia e todo o processo que está envolvida para criação e transações das moedas podemos concluir que sim, as criptomoedas são seguras.

Desde a criação da primeira criptomoeda, o sistema da rede Blockchain nunca foi invadido ou hackeado e cada dia que passa fica mais resistente devido aos códigos gerados. Todos eles dependem um do outro, ou seja a cada cripto criada mais códigos surgem.

Além disso, as criptomoedas não contam com um intermediário e como nenhum terceiro tem poder sobre suas criptomoedas, o seu dinheiro é apenas seu. Decerto, isso é possível graças a chave publica e privada que pertencem somente ao detentor dos criptoativos. 


Para que servem as criptomoedas?

  • Assim como as moedas tradicionais, as criptomoedas também podem ser utilizadas como uma moeda de troca, visto que já temos muitos países que aceitam criptos como forma de pagamento.
  • Devido a valorização das criptomoedas no decorrer do tempo, também se tornaram um meio de  investimento. Porém,  esse não é o principal objetivo das moedas digitais. 
  • As criptomoedas resolvem algumas questões como transferir as moedas em qualquer horário e de qualquer lugar do mundo.  
  • Alguns tipos de criptomoedas funcionam como reserva de valor, protegendo seu patrimônio diante de possíveis cenários econômicos de crise, com descontrole da inflação.

Como comprar criptomoedas de forma segura?

1° passo: Estude sobre as criptomoedas

Antes de realizar qualquer tipo de investimento, lembre da importância da pesquisa sobre o projeto da moeda. É importante entender como as criptos funcionam.

Nós aqui do Bitybank possuímos vários conteúdos para te ajudar a tomar a melhor decisão em qual ativo investir. 

Confira nosso guia completo: Como investir em criptomoedas

2° passo: crie sua conta gratuita no Bitybank

Abra sua conta gratuita em menos de 5 minutos no Bitybank, o seu CriptoBanco.

3° passo: envie dinheiro para a sua conta

Após ter sua conta ativada, envie dinheiro para a sua conta via Pix ou transferência bancária. Aliás, vale lembrar que, para começar a investir, não é necessário um alto valor. Aqui no Bitybank, por exemplo, você consegue comprar Bitcoin com o valor mínimo de R$5,00. 

Baixe o App Bitybank
Baixe o App Bitybank

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre o Bitybank, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: sac@bity.com.br