Como investir em criptomoedas: guia completo

Não é nenhuma novidade que investir em criptomoedas vem ganhando cada vez mais força no mercado, mas se você está por aqui deve estar se perguntando “Como investir em criptomoedas?”.

Vem com o Bitybank, que a gente te explica:

O que são criptomoedas?

Desde o surgimento do Bitcoin em 2009, o mercado de criptomoedas vem despertando o olhar dos investidores.

Esse mercado cresceu, e continua ganhando força com o passar do tempo, devido à principal missão do Bitcoin: ser uma moeda descentralizada e imutável.

Está começando a investir?
Leia Onde investir meu dinheiro?

As criptomoedas são moedas digitais que não existem de forma física. Sendo assim, todos seus processos são descentralizados, não sendo necessário a intermediação de terceiros, como o governo, para que seu funcionamento ocorra.

As transações são validadas por pessoas espalhadas pelo mundo inteiro.

Com o tempo, esses ativos se tornaram mais populares e conhecidos, então, saber como investir em criptomoedas é fundamental. Isso ocorre pois elas solucionam um grande problema do mercado financeiro: a demora na transação do dinheiro e as altas taxas do mercado para movimentação do mesmo.

As criptomoedas mais conhecidas são o Bitcoin, Ethereum e Theter, segundo o Coinmarketcap. Atualmente existem mais de 20.000 criptomoedas no mercado, porém nem todos os projetos são relevantes a ponto de ter volume de negociação.

É importante saber como investir em criptomoedas umas vez que elas são uma categoria de alto risco e grande volatilidade. Portanto, é comum acontecer grandes quedas e grandes elevações no preço da moeda no decorrer do tempo.

A tecnologia que torna possível o funcionamento das criptomoedas é a rede Blockchain. Com essa rede, todas as transações de moedas são realizadas pelos próprios usuários, capacitando as moedas a serem transacionadas de forma instantânea e sem a necessidade de intermediários governamentais.

Imagem com algumas criptomoedas como Bitcoin e Ethereum

O que é blockchain?

A Blockchain é uma cadeia de blocos que contém informações que se conectam por meio da criptografia. Ou seja, podemos defini-la como um “livro aberto”, onde todas as pessoas conseguem verificar as transações já realizadas com criptomoedas .

Essa cadeia de blocos surgiu com o intuito de possibilitar transações descentralizadas e autônomas, que é um dos principais focos das criptomoedas.

Através dessa rede, os usuários conseguem enviar suas moedas digitais para qualquer lugar do mundo de forma mais rentável e segura.

Sendo assim, esse banco de dados garante a segurança das criptomoedas.

Para que servem as criptomoedas?

O principal motivo da existência das criptomoedas é facilitar a transação de dinheiro sem a necessidade de intermediários. Esse é o caso das moedas fiduciárias (reais, dólares, pesos…), que o Estado controla.

Dessa forma, o Bitcoin e outras criptomoedas dependem apenas dos usuários da rede.

Além disso, elas podem ser usadas da mesma forma que o dinheiro físico: conseguimos utilizá-las como reserva de valor, e, dependendo do local, podem ser utilizadas como meio de troca, visto que muitos países permitem o pagamento com criptomoedas.

Por que investir em criptomoedas?

Existem alguns pontos importantes para se analisar na hora de tomar sua decisão sobre como investir em criptomoedas. Sem dúvida, um deles é a liberdade de pagamento que possuímos com elas.

Possuímos total posse do nosso dinheiro investido em determinada cripto, visto que as transações acontecem de pessoa para pessoa (P2P) e são moedas descentralizadas, ou seja, sem intermediários.

Podemos enviar e receber criptomoedas de qualquer lugar do mundo de forma instantânea e muitas vezes pagamos pequenas taxas ou somos isentos de taxas.

Apesar de muitas pessoas ainda não conhecerem de fato as criptomoedas, já existem lugares no mundo que aceitam a criptomoeda mais famosa do mercado: o Bitcoin.

Além disso, com a rede Blockchain, todas as transações feitas com a moeda digital podem ser visualizadas por qualquer usuário e, através disso, as criptos se tornam confiáveis devido a sua neutralidade, transparência e previsibilidade.

Imagem mostrando grafico de investimento em bitcoin

Como investir em criptomoedas?

Agora que você já conhece melhor as criptomoedas, vamos iniciar o seu investimento com apenas 4 passos:

1° passo: escolha a sua cripto e estude sobre ela

Antes de você realizar qualquer tipo de investimento, é sempre bom pesquisar sobre o projeto da criptomoeda. Ou seja, entender como as criptos funcionam deve ser parte de uma rotina pré investimentos.

Nós aqui do Bitybank possuímos vários conteúdos na internet para te ajudar a tomar a melhor decisão em qual criptoativo investir.

2° passo: crie sua conta gratuita no Bitybank

Abra sua conta gratuita em menos de 5 minutos no Bitybank em bity.com.br, o melhor CriptoBanco do Brasil.

3° passo: envie dinheiro para a sua conta

Após ter sua conta ativada, envie dinheiro para a sua conta via Pix. 

Vale lembrar que, para começar a investir, não é necessário um alto valor. Por exemplo, aqui no Bitybank, você consegue comprar criptomoedas com o valor mínimo de R$5,00. 

4° passo: faça sua compra

Aqui no Bitybank é possível comprar criptomoedas inteiras ou uma fração das mesmas. Então, após escolher o projeto que faz mais sentido para seu perfil, é só negociar em nossa plataforma e comprar suas criptomoedas pelo melhor preço do mercado.

Esperamos que com essas dicas sobre como investir em criptomoedas, você se sinta mais confiante para começar nesse mundo tão interessante. Para saber ainda mais sobre o universo dos criptoativos, confira os outros artigos do nosso blog.

Baixe o App Bitybank
Baixe o App Bitybank

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre o Bitybank, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: sac@bity.com.br