Biticoin, bitcoin, criptomoeda: o que é e como funciona?

Há alguns anos, muitas pessoas estão começando a investir e a falar sobre biticoin, ou melhor, bitcoin.

Se você não sabe como o investimento em Bitcoin funciona ou como ganhar dinheiro com Bitcoin e quer aprender para iniciar nesse universo, esse artigo é para você.

O que é “Biticoin”?

A palavra “bitcoin” escrita com letra minúscula significa uma quantidade da moeda bitcoin e, quando é escrita com letra minúscula, se refere à rede Bitcoin.

Vamos entender a diferença das duas.

A moeda bitcoin

Bitcoin é uma moeda digital descentralizada, ou seja, ele não possui dono.

Por exemplo, o dono do Real é o Banco Central do Brasil (BCB), que pode imprimir quantos reais quiser, quando quiser. Já no caso do Dólar americano, o dono é o Sistema de Reserva Federal dos EUA (FED).

Essas instituições, e demais bancos centrais do mundo, podem imprimir dinheiro como bem entenderem, causando inflação. Logo, é por isso que o preço da comida não para de subir, por exemplo.

Entretanto, isso não acontece com o biticoin, quer dizer, Bitcoin. Por ser descentralizado e não ter dono, ninguém consegue criar mais bitcoins – o limite máximo é de 21 milhões de moedas. Esse valor foi definido pelo criador do Bitcoin, uma figura curiosa que se autodenominou Satoshi Nakamoto.

Além disso, bitcoins são 100% digitais, ou seja, não existem bitcoins físicos.

Vale dizer que qualquer pessoa pode enviar bitcoins para outra, em qualquer lugar do mundo. A transação dura em média 10 minutos para ser concluída e as taxas possuem valores variáveis, pois dependem de quantas pessoas estão utilizando a rede em determinado momento.

A rede Bitcoin

A rede Bitcoin utiliza a tecnologia Blockchain, que ficou bastante famosa em 2020.

Basicamente, as transações feitas pelos usuários são agrupadas em blocos (“block”) e, depois, esses blocos são armazenados um após o outro, criando uma cadeia (“chain”) de blocos, uma Blockchain.

Esse mecanismo traz muita segurança para a rede, pois dificulta os hacks (ataques). Por exemplo, um hacker que deseja alterar uma transação no bloco 200 precisaria alterar todos os blocos que vem depois dele, o que necessitaria de muitas máquinas e energia. 

Nesse cenário, praticamente toda a força computacional do mundo precisaria ser utilizada, e ele teria em média 10 minutos para realizar o ataque.
Dessa forma, a rede Bitcoin garante transações irreversíveis e segurança para seus usuários.

Moedas de bitcoin

Vale a pena investir em “Biticoin”? Bitcoin dá dinheiro?

Nos últimos 5 anos (considerando 2018 à 2023), o Bitcoin teve uma valorização de 27%. Se formos mais além, observamos que o Bitcoin foi o melhor ativo para se investir nos últimos dez anos, com uma valorização de mais de 64 mil %.

Porém, é preciso ressaltar que nem tudo são flores. Durante esses dez anos, o Bitcoin passou por períodos de extrema volatilidade, com grandes subidas e caídas.

Por isso, antes de investir em Bitcoin, vale a pena entender qual é o seu perfil de investidor, para ver a quantidade de volatilidade que você está disposto a enfrentar.

Sabemos que muitas pessoas possuem um perfil de menor risco, enquanto outras aceitam mais movimentos bruscos no preço. É possível fazer bons investimentos sendo os dois tipos de investidores, desde que você respeite seus limites e monte a sua estratégia.

Você pode descobrir o seu perfil de investidor CLICANDO AQUI.

De qualquer forma, olhando para o histórico do Bitcoin (entendendo que ele não garante retornos futuros) podemos dizer que vale a pena investir em Bitcoin e que Bitcoin dá dinheiro, desde que se esse investimento seja feito com planejamento.

É seguro investir em Bitcoin?

Existe um fator determinante para saber se um investimento em Bitcoin é seguro ou não: o saque.

Existem três tipos de plataformas que dão acesso a investimentos de Bitcoin.

  • As que não te deixam sacar reais, nem bitcoins, ou que dificultam o seu saque.
    • Essas plataformas tendem a ser golpes ou pirâmides, por isso fique longe delas.
  • As que possuem saques de reais, mas não possuem saque de bitcoins.
    • Essas plataformas fazem a custódia dos bitcoins para o usuário. Dessa forma, ao utilizá-las, o usuário não tem certeza se está comprando Bitcoin ou um “vale-Bitcoin”.

Exemplos são Nubank, Mercado Pago e PicPay.

  • As que possuem saques de reais e saques de bitcoins.
    • Essas são as melhores plataformas para se investir em Bitcoin, pois você poderá sacá-los quando quiser para uma carteira digital (wallet) própria, o que garante que você comprou bitcoins de verdade. Além disso, você destrava a verdadeira liberdade que o Bitcoin proporciona.

O Bitybank possui saque de reais e de bitcoins 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como fazer para investir em Bitcoin? Onde comprar Bitcoin?

Para investir em biticoin, ou bitcoin, a primeira etapa é abrir sua conta no Bitybank, através DESSE LINK.

Depois, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Faça o primeiro depósito em sua conta: no Bitybank você pode fazer um PIx, de forma simples, rápida e segura;
  • Compre sua primeira criptomoeda: O Bitybank oferece variado tipos de criptomoedas à sua disposição. Escolha o projeto que mais faça sentido em sua estratégia e comece a negociar pelo melhor preço do mercado.

Concluindo sobre o biticoin:

Com esse artigo, mostramos que o investimento em biticoin, ou melhor, bitcoin é uma ótima opção para o investidor, desde que ele respeite seu perfil e entenda como a criptomoeda se encaixa melhor na sua carteira.

Confira nossos outros artigos, e continue aprendendo sobre bitcoin e outras criptomoedas, assim como dicas para aproveitar as melhores oportunidades do mercado cripto.

Baixe o App Bitybank Baixe o App Bitybank

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre o Bitybank, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: sac@bity.com.br